O Booker Prize, o prémio de maior prestígio do mundo para uma única obra de ficção escrita em inglês e publicada no Reino Unido ou na Irlanda, anunciou sua longa lista de finalistas para o ano de 2023. A Spell of Good Things, da nigeriana Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ está entre nessa lista.
Entre 160 romances candidatos, saíram 13 autores e títulos, com destaque para quatro autores estreantes, sendo um deles, Ayọ̀bámi Adébáyọ, da Nigéria, cujo romance A Spell of Good Things entrelaça o destino de duas famílias e descreve como as falhas políticas afetam suas vidas e levam a uma tragédia pessoal.
O júri descreveu a obra como uma “leitura poderosa e impressionante”, destacando sua narrativa excepcional e exame convincente da dinâmica social. Ayòbámi é a quinta romancista nigeriana a ser indicada para o Prémio Booker e seria a segunda vencedora nigeriana, depois de Ben Okri.
A lista mais reduzida será anunciada a 21 de setembro, que contará com seis obras. O vencedor final será revelado em 26 de novembro.
Ayòbámi Adébáyò notabilizou-se com o seu romance já traduzido para o português, Fica Comigo com o qual foi finalista Baileys Women’s Prize for Fiction.