Para assinalar os 100 anos desde o desenvolvimento inicial da mecânica quântica, as Nações Unidas proclamaram 2025 como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica.
De acordo com a proclamação, esta iniciativa mundial com duração de um ano será “observada por meio de atividades em todos os níveis destinadas a aumentar a conscientização pública sobre a importância da ciência quântica e suas aplicações”.
Reconhecendo a importância da ciência e tecnologia quânticas e a necessidade de maior conscientização sobre seu impacto passado e futuro, dezenas de sociedades científicas pelos países estão a preparar-se para realizar um conjunto de actividades.
Liderado pela nação do México, em maio de 2023, o Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) endossou uma resolução a incentivar uma proclamação oficial da ONU, seguida pelo endosso da Conferência Geral da UNESCO em novembro de 2023, que foi copatrocinada por quase 60 países.
Em maio de 2024, Gana apresentou formalmente um rascunho de resolução à Assembleia Geral da ONU para a proclamação oficial do Ano Internacional. Seis países copatrocinaram a resolução antes de sua aprovação.
A 7 de junho de 2024, a Assembleia Geral da ONU declarou oficialmente 2025 como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica.
“Através desta proclamação, levaremos a educação e a investigação STEM quânticas aos jovens de África e dos países em desenvolvimento de todo o mundo, na esperança de inspirar a próxima geração de cientistas”, afirmou Riche-Mike Wellington, Especialista Principal do Programa da Comissão do Gana para a UNESCO e representante do Gana para o IYQ
A declaração reconhece o potencial da ciência quântica para impulsionar inovações no domínio do desenvolvimento sustentável e das comunicações globais.
Este Ano Internacional é uma oportunidade para os jovens – e para os curiosos de qualquer idade – aprenderem mais sobre todas as formas como a ciência quântica está na base do mundo físico que nos rodeia, impulsiona a inovação tecnológica, afecta as políticas governamentais, tem impacto na economia global e influencia a arte e a cultura.