Trabalho digital de Emilio Alarcón reimagina mobilidade interurbana

O projecto Greenhouse Buses de Emilio Alarcón visa transformar a mobilidade intermunicipal, transformando autocarros elétricos em estufas móveis, enfrentando os desafios do aquecimento global e da falta de espaços verdes nas cidades. 

A série de arte digital propõe o aproveitamento do espaço disponível nos autocarros para o cultivo de plantas, arbustos e pequenas árvores, e sua conversão em oásis itinerantes em meio aos ambientes urbanos. O projecto é alcançado por meio de um cuidadoso processo iterativo utilizando a popular plataforma de inteligência artificial Midjourney.

As estruturas fechadas dos autocarros permitem um ambiente controlado semelhante ao de uma estufa, já que a luz solar pode penetrar através de bolhas transparentes ou translúcidas feitas de materiais como vidro, etileno teflon ou policarbonato, fornecendo às plantas a quantidade necessária de luz para a fotossíntese. As considerações técnicas desempenham um papel importante na garantia do bom funcionamento dos autocarros com efeito de estufa. Sistemas de ventilação adequados são essenciais para regular a temperatura e a umidade, evitando o acúmulo de calor e umidade que poderia impactar negativamente o crescimento das plantas. Sistemas de ancoragem também são necessários para fixar as plantas à carroceria ou estrutura dos autocarros, garantindo segurança e minimizando problemas de vibração.

Para além do seu apelo estético e da criação de espaços verdes nas cidades, os autocarros com efeito de estufa têm o potencial de reduzir o impacto ambiental, partilha o criativo multidisciplinar. O aumento da vegetação ajuda a absorver o dióxido de carbono e melhora a qualidade do ar.

Artigos relacionados

BOLETIM SEMANAL!

Radar

Nossas melhores ideias, novidades, tendências, e pensamentos.

PT / ENG

+