Jovens engenheiras da Tunísia inventam cadeira de rodas inteligente

Um sistema de cadeira de rodas inteligente construído por uma equipa de jovens engenheiras tunisinas chegou à final de um prestigiado prémio para inventores europeus.

O projecto que se chama Moovobrain, permite que usuários de cadeiras de rodas se movam por meio de touchpad, comando de voz, gestos faciais ou, o mais impressionante, um fone de ouvido que detecta seus sinais cerebrais.

Moovobrain foi selecionado entre mais de 550 candidatos para a etapa final do Prémio Jovens Inventores, lançado pelo Instituto Europeu de Patentes em 2021.

Este ano marca “a primeira vez que uma selecção tunisina e árabe chega à fase final” da competição internacional, de acordo com a organização.

A equipa feminina competirá contra outras duas finalistas, da Holanda e da Ucrânia, pelo prémio principal no dia 9 de julho, em Malta.

A inspiração para o aplicativo Moovobrain veio primeiro do cofundador Souleima Ben Temime, 28, cujo tio foi “forçado a usar uma cadeira de rodas para se mover” depois que a parte superior do corpo ficou paralisada. As quatro inventoras conheceram-se no Instituto Superior de Ciências Médicas de Túnis, onde começaram a desenvolver o protótipo Moovobrain em 2017, antes de criarem a start-up de tecnologia da saúde Gewinner dois anos depois.

Artigo por

elodie

Junho 17, 2024

Artigos relacionados

Sistema de realidade virtual leva a urgência climática para casa

Maputo recebe conferência sobre Dados e IA “Data Wave 2024” 

TikTok lança conselho consultivo de segurança pioneiro para a África Subsaariana

2025 proclamado ano internacional da ciência e tecnologia quântica

Maioria dos serviços de assinatura manipulam clientes com “padrões obscuros”

Tecnologia de realidade aumentada para pessoas com deficiência visual

Lançada iniciativa para limitar detritos espaciais na órbita terrestre

Telas digitais do futuro podem ser macias e elásticas