Pesquisadores no campo emergente da computação espacial desenvolveram um protótipo de fone de ouvido de realidade aumentada que usa imagens holográficas para sobrepor imagens coloridas em movimento 3D nas lentes do que pareceria ser um par de óculos comum.
Ao contrário dos volumosos headsets dos actuais sistemas de realidade aumentada, a nova abordagem oferece uma experiência de visualização 3D visualmente satisfatória em um formato compacto, confortável e atraente, adequado para uso o dia todo.
Embora seja apenas um protótipo por agora, a tecnologia poderia transformar campos que vão desde jogos e entretenimento até treinamento e educação – em qualquer lugar que as imagens computacionais possam melhorar ou informar a compreensão do usuário sobre o mundo ao seu redor.
Os pesquisadores usaram a Inteligência Artificial para melhorar os sinais de profundidade nas imagens holográficas. Então, usando avanços em nanofotônica e tecnologias de exibição de guias de ondas, os pesquisadores foram capazes de projectar hologramas computados nas lentes dos óculos sem depender de óptica adicional volumosa.
A equipa de pesquisa e engenharia apresenta o seu dispositivo num artigo publicado na revista Nature.