Curadores, produtores musicais e gestores culturais moçambicanos juntaram-se para impulsionar a produção e visibilidade da música alternativa local, num projecto inovador que cria a plataforma digital que disponibiliza música de forma aberta.
A iniciativa chama-se Cooperativa Musical e acaba de ser lançada em Maputo e já tem disponível neste arranque quatro EPs – “extended play” – com música produzida exclusivamente para a plataforma, com quatro artistas moçambicanos, SILKE, Matchume Zango, Nadir Taquidir e PIZZAWPINEAPPLES que foi a figura de cartaz, com actuação ao vivo no evento de lançamento ocorrido na Fundação Fernando Leite Couto, no passado dia 30 de Novembro.
A plataforma apresenta-se como um espaço de promoção de artistas alternativos e distribuição dos seus produtos, dando-lhes acesso a estúdios de gravação, mentoria, lançamento de novos produtos e exposição ao mundo.
Nesta primeira fase, estão contemplados no total a produção e disponibilização de um total de 10 EPs, cujos lançamentos serão sempre através de espectáculos para proporcionar ao público sensações e experiências alternativas marcantes, e que instiguem descobertas de uma música com outra estética.
A Cooperativa Musical acredita que para um desenvolvimento sólido do mercado musical, o nosso país precisa de novos meios de distribuição e os jovens talentos, de mais oportunidades de trabalhar com produtores experientes.