Nestes tempos em que surgem todos os dias softwares sofisticados a pretexto de facilitação do trabalho das pessoas e as máquinas a ocuparem-se cada vez mais em realizar as tarefas humanas, incluindo, ao que parece, a de criar, a DEZAINE Conference chama atenção para “re-humanizar”.
Pode-se compreender, de acordo com a DEZAINE, que a intenção é entrar para o mundo dos criativos e das respectivas empresas, para perceber a que ponto se está nestes tempos “mecânicos”. Computadores, celulares, carros autónomos, viagens ao espaço, cidades inteligentes, a internet, como estará tudo isso a influenciar a acção e comportamento humanos.
A notar pelos oradores – mais de 15, de vários países –, com actuação nos vários segmentos que não sendo exclusivo do Design, complementam e ajudam a compreender o funcionamento das sociedades e dos interesses, consumo, tendências dos humanos. A fotografia, o audiovisual, a arquitectura, a poesia e as ciências sociais, onde se inclui a antropologia são as áreas que alguns profissionais convidados ocupam.
A DEZAINE Conference, organizada pelo Design Talk e pela revista DEZAINE, é um evento internacional criado em 2019, para celebrar e reflectir sobre o design contemporâneo, a partir de Maputo.