Parece um manequim, mas é muito mais do que isso. Cientistas da Universidade Estadual do Arizona (ASU), nos Estados Unidos, desenvolveram aquele que é o primeiro robô capaz de suar, respirar, andar, gerar calor e sentir frio – tudo para dar pistas sobre o impacto das ondas de calor no corpo humano.
Batizado como ANDI, o “manequim térmico” é composto por 35 superfícies controladas individualmente com poros que transpiram como os dos seres humanos, tendo sido projetado pela empresa norte-americana Thermetrics.
Além disso, este é o primeiro robô que pode ser usado ao ar livre, ainda que a equipa tenha construído 10 outros androides para testar roupas, que já estão a ser utilizados por empresas daquele ramo.
O ANDI permite, assim, a realização de experiências anteriormente impossíveis em ambientes de calor extremo, bem como estudos sobre o impacto da radiação solar. O objetivo passa, depois, por projetar soluções, entre elas tecnologias de proteção contra a insolação e mortes relacionadas com o calor.