Os têxteis inteligentes estão a tornar a realidade virtual mais envolvente e a permitir aos utilizadores experimentar a sensação do toque físico. Um filme ultrafino que consegue transmitir sensações de toque é capaz de transformar os têxteis em uma segunda pele virtual. Para crianças gravemente doentes em enfermarias de isolamento hospitalar, esta nova tecnologia oferece-lhes a oportunidade de sentir a proximidade física dos seus pais durante visitas simuladas por computador e de experimentar novamente a sensação de serem abraçadas ou acariciadas.
Uma equipa de pesquisa interdisciplinar da Universidade de Saarland, do Centro de Mecatrônica e Tecnologia de Automação (ZeMA) e do Centro Alemão de Pesquisa para Inteligência Artificial (DFKI) está a trabalhar numa tecnologia que permitirá que crianças em enfermarias de isolamento hospitalar sintam de forma muito natural a proximidade física dos pais durante as visitas virtuais.
O projecto “Multi-Immerse” está na interface da ciência da engenharia, neurotecnologia, medicina e ciência da computação e os membros da equipa de pesquisa estão a desenvolver formas de realizar encontros virtuais multissensoriais entre indivíduos. O objetivo é criar uma tecnologia que permita aos pacientes jovens ver, ouvir e sentir os seus pais e irmãos da forma mais realista possível, para que as crianças experimentem uma forte sensação de interação física próxima, mesmo que estejam fisicamente separadas.