Têxteis inteligentes tornam tangíveis abraços remotos

Os têxteis inteligentes estão a tornar a realidade virtual mais envolvente e a permitir aos utilizadores experimentar a sensação do toque físico. Um filme ultrafino que consegue transmitir sensações de toque é capaz de transformar os têxteis em uma segunda pele virtual. Para crianças gravemente doentes em enfermarias de isolamento hospitalar, esta nova tecnologia oferece-lhes a oportunidade de sentir a proximidade física dos seus pais durante visitas simuladas por computador e de experimentar novamente a sensação de serem abraçadas ou acariciadas. 

Uma equipa de pesquisa interdisciplinar da Universidade de Saarland, do Centro de Mecatrônica e Tecnologia de Automação (ZeMA) e do Centro Alemão de Pesquisa para Inteligência Artificial (DFKI) está a trabalhar numa tecnologia que permitirá que crianças em enfermarias de isolamento hospitalar sintam de forma muito natural a proximidade física dos pais durante as visitas virtuais.

O projecto “Multi-Immerse” está na interface da ciência da engenharia, neurotecnologia, medicina e ciência da computação e os membros da equipa de pesquisa estão a desenvolver formas de realizar encontros virtuais multissensoriais entre indivíduos. O objetivo é criar uma tecnologia que permita aos pacientes jovens ver, ouvir e sentir os seus pais e irmãos da forma mais realista possível, para que as crianças experimentem uma forte sensação de interação física próxima, mesmo que estejam fisicamente separadas.

Artigo por

Júlio Magalo

Abril 10, 2024

Artigos relacionados

Como escutar o planeta: as respostas de Achille Mbembe e Patricia McFadden

“Democracias em reinvenção”: reforçar a educação é o caminho

Sistema de realidade virtual leva a urgência climática para casa

Maputo recebe conferência sobre Dados e IA “Data Wave 2024” 

TikTok lança conselho consultivo de segurança pioneiro para a África Subsaariana

2025 proclamado ano internacional da ciência e tecnologia quântica

Maioria dos serviços de assinatura manipulam clientes com “padrões obscuros”

Tecnologia de realidade aumentada para pessoas com deficiência visual