Telas digitais do futuro podem ser macias e elásticas

Uma tela sensível ao toque para dispositivos digitais que pode ser deformada pela pressão dos dedos, tornando-se mais macia ou mais rígida em resposta directa à força aplicada pelo usuário, foi desenvolvida por cientistas da computação da Universidade de Bath, no Reino Unido.

O DeformIO – como foi nomeado – ainda é um protótipo e exigirá pelo menos uma década de desenvolvimento adicional antes de poder ser transferido às empresas de tecnologia para ser transformado em um produto comercial; no entanto, seus inventores consideram-na uma tecnologia inovadora.

Eles acreditam que o DeformIO tem o potencial de mudar radicalmente a forma como as pessoas interagem com o mundo em áreas tão diversas como comércio, comunicações, medicina e jogos.

Antes de fazer uma compra online, por exemplo, o comprador do futuro pode ser convidado a “tocar” o tecido de um sofá novo ou “sentir” a maciez de uma almofada simplesmente pressionando o display do telefone DeformIO.

A tela deformável também tem o potencial de mudar a forma como os usuários interagem com arquivos e aplicativos em seus dispositivos. Para excluir um arquivo, por exemplo, uma pessoa pode pressionar o ícone do arquivo até que ele endureça e eventualmente “estoure” como uma bolha.

“Você estaria manipulando diretamente um objeto digital da mesma forma que faria normalmente com um objecto físico”, explicou James Nash, pós-graduado em ciência da computação em Bath e primeiro autor de um estudo que descreve a nova tecnologia, publicado este mês. Embora esta não seja a primeira iteração de uma tela deformável, os modelos anteriores (feitos de painéis touchscreen móveis ou pinos rígidos) criaram uma experiência menos contínua do que o DeformIO, contando com conjuntos de “pinos” elevados situados abaixo da tela que, quando pressionados, abaixou uma seção da tela. Essa tecnologia resulta em quebras ou passos bruscos entre áreas da tela quando a pressão é aplicada.

Artigos relacionados

BOLETIM SEMANAL!

Radar

Nossas melhores ideias, novidades, tendências, e pensamentos.

PT / ENG

+