Sistema inovador de IA portátil pode transformar pensamentos em texto

Pela primeira vez no mundo, os pesquisadores desenvolveram um sistema de Inteligência Artificial (IA) portátil e não invasivo que pode decodificar pensamentos silenciosos e transformá-los em texto.

O sistema portátil de IA, produzido pelo Centro de Inteligência Artificial Centrado no Homem GrapheneX da Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS), pode ajudar na comunicação de pessoas que não conseguem falar devido a doenças ou lesões, incluindo acidente vascular cerebral ou paralisia.

Também poderia permitir a comunicação perfeita entre humanos e máquinas, como operar um braço biônico ou um robô.

O estudo foi selecionado como destaque na conferência NeurIPS deste ano, um encontro de alto nível que apresenta pesquisas líderes mundiais em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina.

No estudo, os participantes leram silenciosamente passagens de texto enquanto usavam o sistema portátil de IA – um boné que regista a atividade elétrica do cérebro através do couro cabeludo usando um Eletroencefalograma (EEG).

A onda EEG é segmentada em unidades distintas que capturam características e padrões específicos do cérebro humano. Isso é feito por um modelo de IA chamado DeWave desenvolvido pelos pesquisadores. DeWave traduz sinais de EEG em palavras e frases, aprendendo com grandes quantidades de dados de EEG.

Ao contrário do novo sistema portátil de IA, a tecnologia anterior para traduzir sinais cerebrais em linguagem exigia cirurgia para implantar eletrodos no cérebro.

Artigos relacionados

BOLETIM SEMANAL!

Radar

Nossas melhores ideias, novidades, tendências, e pensamentos.

PT / ENG

+