Sistema de realidade virtual permite toque físico à distância

Um sistema vestível que permite interações mais naturais e emocionalmente envolventes em espaços digitais compartilhados, abrindo novas possibilidades, por exemplo, para o trabalho remoto, educação, assistência médica, foi o que desenvolveram cientistas da Universidade do Sul da Califórnia. 

O toque desempenha um papel vital na forma como os humanos se comunicam e criam laços. Da infância à idade adulta, o contato físico ajuda a promover laços emocionais, construir confiança e regular o stress. No entanto, no mundo cada vez mais digital, onde as telas mediam os relacionamentos, ele frequentemente está ausente.

Para preencher essa lacuna, de acordo com o estudo agora divulgado, pesquisadores desenvolveram um sistema háptico vestível que permite aos usuários trocar gestos físicos em realidade virtual e senti-los em tempo real, mesmo a quilómetros de distância. 

As descobertas destacam considerações importantes de design que melhoram significativamente experiências afectivas, presença, incorporação, prazer e naturalidade, para promover experiências de toque social mediadas mais imersivas e expressivas em Realidade Virtual, explicam os pesquisadores.

O sistema inclui luvas e mangas equipadas com pequenos motores de vibração que simulam sensações como pressão e movimento. Isso permite que os usuários realizem e sintam gestos como tapinhas, apertos de mão e apertos em um espaço virtual compartilhado. Os usuários também podem interagir com objectos virtuais e receber retorno de vibração realístico.

De Eduardo Quive

Artigo por

Júlio Magalo

Agosto 12, 2025

Artigos relacionados

Democracia desconectada: a ascensão silenciosa do controle digital

Como escutar o planeta: as respostas de Achille Mbembe e Patricia McFadden

“Democracias em reinvenção”: reforçar a educação é o caminho

Sistema de realidade virtual leva a urgência climática para casa

Maputo recebe conferência sobre Dados e IA “Data Wave 2024” 

TikTok lança conselho consultivo de segurança pioneiro para a África Subsaariana

2025 proclamado ano internacional da ciência e tecnologia quântica

Maioria dos serviços de assinatura manipulam clientes com “padrões obscuros”