Engenheiros no Japão criaram um traje robótico de 3,5 toneladas que lembra um personagem de uma série de animação extremamente popular, que esperam usar na exploração espacial e em situações de emergência.
A start-up Tsubame Industries, com sede em Tóquio, desenvolveu o robô Archax de quatro rodas e 4,5 metros de altura (14,8 pés) que se parece com “Mobile Suit Gundam” do programa japonês de mesmo nome dos anos 1970.
Nomeado em homenagem ao dinossauro arqueoptérix aviário, o robô possui monitores de cabine que recebem imagens de câmeras conectadas ao exterior para que o piloto possa manobrar os braços e as mãos com joysticks de dentro de seu torso.
O robô, que será apresentado no Japan Mobility Show no final deste mês, tem dois modos: o ‘modo robô’ vertical e um ‘modo veículo’ no qual pode viajar até 10 km (6 milhas) por hora.
Yoshida planeja construir e vender cinco das máquinas para os fãs de robôs endinheirados, mas espera que um dia o robô possa ser usado para assistência em desastres ou na indústria espacial.A Tsubame Industries é uma das várias startups que trabalham com exoesqueletos robóticos, com aplicações que vão desde auxiliar entregadores com cargas pesadas até trajes militares de “super soldados”.