Projecto de arte digital “recupera” edifícios abandonados

The Wild Within é uma série de obras de arte digitais que trazem nova vida a edifícios abandonados de uma época passada. Com base em espaços físicos do mundo real, foi criado um renascimento animado em um reino digital.

O fotógrafo Ryan Koopmans e a artista digital Alice Wexell visitaram diferentes locais ao redor do mundo ao longo de vários anos, explorando ruínas e fotografando estruturas que passaram por transições dramáticas.

Ao retornar, introduziram digitalmente a vegetação, modificaram a estrutura e a iluminação e animaram as cenas com o intuito de reavivar os espaços vazios, essencialmente trazendo vida de volta aos ambientes.

Os resultados são uma colisão surreal entre o passado e o futuro, natural e artificial, físico e digital, e o real e o imaginário. 

O objectivo da obra de arte é criar uma sensação de tranquilidade surreal, ao mesmo tempo que faz referência aos temas da história da arquitetura e à sua intrincada relação com o mundo natural.

Muitos dos edifícios retratados em The Wild Within foram demolidos nos últimos anos, enfatizando ainda mais o tema da passagem do tempo no ciclo de crescimento e decadência.

A primeira cunhagem de The Wild Within ocorreu em 24 de março de 2021, com foco na cidade georgiana de Tskaltubo.

Isto deu início ao capítulo de génese de um projeto que tem sido amplamente celebrado, exibido e adquirido por alguns dos principais colecionadores de arte digital do mundo.

Explora as obras aqui

Artigo por

Edson Mandlate

Março 25, 2024

Artigos relacionados

“Corpo de corpos”: ficção futurista em espectáculo de New Kids 2025

“Num piscar de olhos” fez-se o maior festival de arte luminosa do mundo

Capa para iPhone permite que usuários leiam livros e quadrinhos sem reflexos na tela

Ondas de calor se intensificarão mesmo após a meta de emissões líquidas zero

Yassmin Forte no Imago Lisboa Photo Festival

Museu Virtual de Objectos Culturais Roubados já está pode ser visitado

“Menino, não fala política”: Luís Santos reflecte o caos em exposição na Cidade do Cabo 

Vinte artistas africanos expõem o poder da mulher no Museu de Frankfurt