Dedicado a promover a gestão do património e a promover colaborações e ligações criativas, o Instituto MOWAA, um abraço académico do O Museu de Arte da África Ocidental (MOWAA) irá abrir oficialmente em Novembro de 2024.
Localizado no coração histórico da cidade de Benin, o Campus MOWAA receberá visitantes de toda a região ocidental de África, tendo a decorrer nessa altura, uma variedade de instalações complementares e espaços públicos para exibição, performance, interação e comércio, projetados através da colaboração de arquitetos locais e internacionais.
O Instituto MOWAA apoiará museus e organizações culturais na África Ocidental como um local para investigação contínua e um centro de formação em arqueologia, conservação, gestão do património e prática museológica. o Instituto servirá igualmente como um centro para geração de conhecimento e colaborações criativas, com um laboratório de armazenamento e conservação de artes especialmente construído no centro.
O edifício térreo do Instituto MOWAA oferece um espaço interior altamente sustentável para instalações de última geração, pesquisa arqueológica, conservação e programas públicos. Conta com uma galeria de exposições no átrio com vista para a área de estudo do acervo, um auditório com 100 lugares, salas de conferências, laboratórios de conservação, uma biblioteca e um anfiteatro ao ar livre. Situada nos antigos fossos do Reino do Benim, a construção em taipa liga o edifício à herança da África Ocidental que será homenageada pela MOWAA em todo o Campus Criativo.