Museu de Arte da África Ocidental abre instituto para formação museológica e arqueologia

Dedicado a promover a gestão do património e a promover colaborações e ligações criativas, o Instituto MOWAA, um abraço académico do O Museu de Arte da África Ocidental (MOWAA) irá abrir oficialmente em Novembro de 2024.

Localizado no coração histórico da cidade de Benin, o Campus MOWAA receberá visitantes de toda a região ocidental de África, tendo a decorrer nessa altura, uma variedade de instalações complementares e espaços públicos para exibição, performance, interação e comércio, projetados através da colaboração de arquitetos locais e internacionais.

O Instituto MOWAA apoiará museus e organizações culturais na África Ocidental como um local para investigação contínua e um centro de formação em arqueologia, conservação, gestão do património e prática museológica. o Instituto servirá igualmente como um centro para geração de conhecimento e colaborações criativas, com um laboratório de armazenamento e conservação de artes especialmente construído no centro.

O edifício térreo do Instituto MOWAA oferece um espaço interior altamente sustentável para instalações de última geração, pesquisa arqueológica, conservação e programas públicos. Conta com uma galeria de exposições no átrio com vista para a área de estudo do acervo, um auditório com 100 lugares, salas de conferências, laboratórios de conservação, uma biblioteca e um anfiteatro ao ar livre. Situada nos antigos fossos do Reino do Benim, a construção em taipa liga o edifício à herança da África Ocidental que será homenageada pela MOWAA em todo o Campus Criativo.

Artigo por

elodie

Junho 17, 2024

Artigos relacionados

Festivais com um toque africano aqui e ali

 “Corpos Hiperligados: propostas para o Pós-Antropoceno”: compreende o tema do MFF-Festival 2024

Instalações únicas no festival, artistas moçambicanos em destaque

New Narratives: as exposições imersivas entre a história e a tecnologia

Residência criativa New Kids afina-se para surpreender no MFF 2024

MFF transforma edifício comercial em centro de ideias e criatividade

Quando a arte faz barulho em Landerneau:

Exposição junta 25 artistas que desafiam narrativas dos tempos actuais