Primeiro complexo cultural de Taiwan junta arte, livros e paisagem natural

Chama-se Taichung Green Museumbary e será inaugurado em dezembro de 2025 o complexo cultural que é um Museu de Arte e uma Biblioteca Pública da cidade industrial de Taichung, em Taiwan.

Trata-se do primeiro espaço em Taiwan a combinar um museu de arte metropolitano e uma biblioteca central da cidade. Projectado pelo escritório de arquitetura japonês SANAA — liderado pelos arquitectos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, vencedores do Prémio Pritzker e da Medalha de Ouro Real 2025, concedida pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos — em colaboração com o escritório local Ricky Liu & Associates, a instituição abrigará o novo Museu de Arte de Taichung (TcAM) e a Biblioteca Pública de Taichung.

O complexo cultural de 58.016 metros quadrados foi construído sobre um antigo aeroporto militar desativado em 2004.

De acordo com a Dezeen citando o estúdio SANNA o espaço foi projectado com o objectivo de imergir os visitantes na paisagem natural ao redor. E isso foi alcançado maximizando a transparência, revestindo o edifício com paredes de vidro e metal envoltas em uma camada de malha de alumínio.

Os volumes em blocos do Museu Verde de Taichung são elevados sobre colunas, criando rotas de acesso de todas as direções. Eles contam com um terraço acessível com vista para o parque e o horizonte da cidade.

Após a inauguração, a Biblioteca Pública de Taichung deverá abrigar mais de 1.000.000 de livros. Já o Museu de Arte de Taichung se concentrará em apoiar artistas locais e conectar Taiwan ao cenário artístico internacional.

O TcAM anunciou sua exposição inaugural, intitulada “Um Chamado de Todos os Seres: Até amanhã, mesma hora, mesmo lugar”, com curadoria de Ling-Chih Chow, Alaina Claire Feldman e Anca Mihuleţ-Kim (Romênia/Coreia do Sul). A exposição reunirá artistas de 20 países para explorar as relações entre humanos e entidades não humanas, dialogando com o patrimônio artístico e as tradições culturais de Taiwan.

Escrito por: Eduardo Quive

Artigo por

Elisa Chauque

Setembro 30, 2025

Artigos relacionados

Nakagin Capsule Tower: símbolo de arquitectura radical japonesa “ressurge” num museu

Quénia recebe a primeira Bienal Pan-Africana de Arquitetura em 2026

Primeira obra de arte de robô humanoide é vendida por mais de US$ 1,0 milhão

New Narratives: da imersão no futuro até o infinito

Diário de Benga, semana 4

Diário de Benga, semana 3

Diário de Benga, semana 2

Diário de Benga, semana 1