Podcasts exploram património cultural imaterial de países que partilham Oceano Índico

Moçambique, Madagascar, União das Comores e Maurícias não têm em comum apenas as águas do Oceano Índico. Juntos partilham uma série de narrativas, práticas culturais e tradicionais. Isso pode compreender-se nos episódios de um conjunto de podcasts produzidos pela Comissão de Oceano Índico (COI), onde faz-se uma profunda imersão no património cultural imaterial destes países.

A recolha dos conteúdos foi feita em 2024 e neste 2025 já estão disponíveis para o público as histórias, narradas como factos ou mitos, ao mesmo tempo que analisadas por pesquisadores.

Até aqui está disponível a primeira série de dez (10) podcasts sobre temas que abrangem rituais culturais como Famadihana (Madagascar) ou Waujo (União das Comores). Os podcasts também se concentram em expressões culturais de regiões como Sega (Maurício) ou Nondje (Moçambique).

Segundo a COI, para além destas expressões, estes podcasts são uma oportunidade para descobrir as origens do nosso património cultural imaterial, nomeadamente com a intervenção de pesquisadores, mulheres portadoras de tradições e populações.

“Essas criações radiofônicas são, acima de tudo, uma forma de reapropriação de nossas histórias, de nossos valores e de nossas identidades culturais e plurais”, indica a COI, que explica que os conteúdos são parte de seu projecto regional para o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas (ICC) no Oceano Índico.

Os conteúdos podem ser acessados aqui.

Escrito por:  Eduardo Quive

Artigo por

Edson Mandlate

Setembro 15, 2025

Artigos relacionados

Bienal de Lagos anuncia “A construção de uma Capital Africana da Cultura”

Antiga cervejaria no Zimbábue é hoje um vibrante centro de artes

Falha, cor e herança: a arte afrofuturista do artista ganês NK

Festival de cultura digital explora diálogos entre IA e música

Novo conceito de espaços criativos revitaliza cena artística de Joanesburgo

Festivais com um toque africano aqui e ali

 “Corpos Hiperligados: propostas para o Pós-Antropoceno”: compreende o tema do MFF-Festival 2024

Instalações únicas no festival, artistas moçambicanos em destaque