Joanesburgo é o centro da inovação digital africana de 7 a 10 de Outubro, com a 10 edição do Fak’ugesi African Digital Innovation Festival. O evento promete “incendiar” o coração da cidade sul-africana, com a chama de mentes criativas africanas de reconhecido mérito que serão engajados pelo lema #PowerSurge.
“Power Surge é mais do que um tema, é um chamado à mobilização. Estamos aqui para reivindicar nossa energia criativa, projetar nossos próprios sistemas e mostrar ao mundo como é o brilhantismo digital africano quando alimentado por dentro”, afirma Alby Michaels, Diretor do Festival.
O Fak’ugesi tornou-se um catalisador para o renascimento digital do continente – um ponto de encontro onde a próxima onda de inovadores, artistas e tecnólogos africanos se reúne para experimentar, colaborar e reconectar o que é possível.

A partir de sua sede no Tshimologong Digital Innovation Precinct, da Universidade de Wits, o festival transformará Braamfontein em um circuito vivo de ideias e ações, onde a inteligência ancestral se funde com a inteligência artificial, a justiça climática impulsiona futuros sustentáveis e a tecnologia imersiva ilumina o caminho para novas e ousadas economias criativas.
For this edition, a Mozambican delegation will be part of the journey, together with our Maputo Fast Forward (MFF) teams, as well as the beneficiaries of Cultiv’arte. For the year to come, MFF is partnering with Tshimologong to implement a socio-economic study funded by the French Cooperation, to build a sustainable model for a Creative Digital Hub in Mozambique.

Entre os principais destaques do programa do festival estão os Prémios Fak’ugesi que celebram os rebeldes, disruptores e sonhadores digitais da África em animação, jogos, XR e design. O programa contempla exposições de nível internacional, vitrines de jogos e XR, além de uma conferência com palestrantes africanos e internacionais.
Outra actividade destacável é The Surge Experience, um tour imersivo de três paradas com nosso programa exclusivo fulldome no Wits Anglo American Digital Dome, inteligência ancestral e a Original Creative Explosion no Origins Centre, e imersões Future Forward XR e VR no Tshimologong Precinct.

Escrito por: Eduardo Quive