Profissionais criativos e culturais de Joanesburgo encontraram novas formas de criar e de expor os trabalhos artísticos com a criação de espaços criativos que contribuem para uma nova dinâmica da cidade, revitalizando-a e a atrair novos públicos para o consumo de obras de arte.
Artistas, arquitectos, designers de moda, animadores, músicos e outros profissionais têm trabalhado arduamente para construir e moldar uma nova realidade urbana que pode se tornar o farol de esperança da cidade que tem assistido a uma deterioração dos espaços públicos.

steve-maphoso-scaled
No último ano, 21 polos criativos foram mapeados na cidade capital económica da África do Sul, sendo que 19 deles encontram-se localizados no centro da cidade. Esses polos criativos fervilham com atividades independentes, mas compartilham o compromisso de cultivar talentos, apoiar empresas e gerar impacto na comunidade. São exemplos de parcerias inovadoras entre profissionais criativos e incorporadoras imobiliárias.
Nesses espaços, artistas e criativos têm acesso a oportunidades por meio de visitas de galeristas e investidores (acesso a mercados). Eles desenvolvem habilidades práticas e empreendedoras por meio de workshops personalizados. E colaboram em projectos que priorizam a elevação social.

Esta constatação foi feita através de um mapeamento da pesquisadora e artista visual Mariapaola McGurk apresentado em artigo publicado no The Conversation.
De Eduardo Quive